FAQ – Tire suas dúvidas

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Se você ficou com alguma dúvida ou deseja saber mais sobre a Navita ou sobre o Navita EMM, leia nosso FAQ ou fale com nossa equipe de especialistas.

O que é EMM?

EMM é a sigla para Enterprise Mobility Management, que significa “Gerenciamento de Mobilidade Corporativa”, o que implica na gestão dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, e as informações contidas neles.

O que é MDM?

MDM é a sigla para “Mobile Device Management”, que significa “Gerenciamento de Dispositivos Móveis”. Esse foi o termo predecessor do EMM, ainda muito usado no mercado. MDM e EMM, na prática, significam a mesma coisa.

Software de MDM é o software usado para gerenciar os smartphones, tablets e até notebooks, garantindo a proteção da informação corporativa em dispositivos da empresa ou pessoais.

O que é MAM?

MAM é a sigla para Mobile Application Management, ou seja, o Gerenciamento de Aplicativos Móveis, e é importante para a garantia de produtividade e segurança quando usamos dispositivos móveis para o trabalho, facilitando a distribuição e atualização de aplicativos importantes para a atividade profissional.

Com um módulo de MAM, uma empresa pode ter uma loja de apps privada e disponibilizar apenas os aplicativos que julga necessário para seus funcionários/colaboradores.

O que é BYOD?

BYOD é a politica de permitir que o funcionário utilize seu dispositivo no trabalho.

A sigla significa “traga seu próprio dispositivo” (Bring Your Own Device, em inglês) e é adotada em muitas empresas em todo o mundo, possibilitando, assim, redução de custos com aquisição de equipamentos e liberdade para o colaborador trabalhar com o dispositivo que gosta e já está familiarizado.

Quais sistemas operacionais posso gerenciar?

O Navita EMM é capaz de gerenciar dispositivos Android com sistema operacional versão 6 ou superior, usando Android Enterprise, e dispositivos Apple que rodem o sistema operacional iOS 9 ou superior.

O que é Android Enterprise?

O Android Enterprise é uma iniciativa liderada pela Google para permitir o uso de dispositivos e aplicativos Android no local de trabalho.

Desta forma, o Google oferece APIs e outras ferramentas que permitem a gestão de dispositivos Android em soluções de gerenciamento de mobilidade empresarial (EMM). O Navita EMM permite a gestão de dispositivos com perfil de trabalho e dispositivos dedicados.

O que é perfil de trabalho dispositivos dedicado? Qual a diferença entre eles?

Estes são dois modos de gestão disponíveis quando se usa o Android Enterprise e quando se ativa um dispositivo deve-se escolher um deles.

É possível gerenciar dispositivos em ambos os modos, em um único ambiente, mas cada dispositivo pode ser ativado apenas usando um modo de gestão, ou seja, ou o dispositivo é ativado com Perfil de Trabalho ou como Dispositivos dedicado.

Perfil de trabalho permite a criação de um ambiente corporativo nos dispositivos, segregando o conteúdo profissional do conteúdo pessoal.

É indicado para uma gestão menos invasiva ou para projetos de BYOD. Dispositivo dedicado permite o controle TOTAL do dispositivo, aplicando configurações e controles. Ideal para quando o dispositivo pertence a empresa.

Este é o modo de gestão que permite a configuração do modo quiosque.

O que é modo quiosque?

O modo quiosque é uma configuração onde o dispositivo é configurado para ter acesso apenas a um ou apenas alguns aplicativos, ficando restrito a apenas a atividades de trabalho.

É possível restringir o acesso a configurações, a loja de aplicativos e barra de notificações. Também chamado de “modo de aplicativo único” em dispositivos iOS, essa configuração garante que o dispositivo seja usado para apenas um único fim.

O que é modo supervisionado?

É um modo especial que fornece ao administrador do Navita EMM mais controle de um dispositivo do que o permitido normalmente.

O modo supervisionado destina-se a ser usado em dispositivos de propriedade da empresa, não sendo recomendado para dispositivos de propriedade dos colaboradores.

Para ativá-lo é preciso realizar a transferência de um perfil de gerenciamento por cabo usando um computador Apple com MacOS ou utilizar o DEP.

O que é Apple DEP?

Sigla de Device Enrollment Program, é uma alternativa para supervisionar dispositivos Apple eliminando a necessidade de transferir um perfil de gerenciamento usando um cabo e um computador Apple.

Com o DEP, é preciso criar um cadastro em um portal online utilizando um Apple ID exclusivo, ter comprado os dispositivos de um revendedor autorizado e atrelá-los a um provedor EMM homologado.

Uma vez estes requisitos atendidos, os dispositivos estarão automaticamente supervisionados em sua ativação, o que significa que quando for ligado pela primeira vez ou mesmo reiniciado para o padrão de fábrica (reset), pedirão as credenciais do Navita EMM para prosseguir e aplicar, assim, as políticas de controle, monitoramento e gestão.

O que é preciso para fazer a gestão de dispositivos?

Para gerenciar dispositivos no Navita EMM é preciso acesso ao modulo de gestão de dispositivos do Navita Connect, que é o portal web de gerenciamento de dispositivos e custos de TI da Navita.

Além disso, é necessária uma licença para cada dispositivo a ser gerenciado e o download e instalação de um agente (disponível na Google Play e Apple Store) em cada smartphone ou tablet.

Como funciona o licenciamento?

O licenciamento é feito através de um valor mensal por dispositivo e uma licença é consumida a cada ativação. Cada licença permite a gestão de dispositivos Android no modo Android Enterprise (dispositivo dedicado ou perfil de trabalho) ou iOS (supervisionado ou não).

Como faço a ativação?

Para ativar o dispositivo basta baixar o agente da loja publica (Google Play ou Apple Store), inserir o código fornecido pelo administrador e seguir os passos indicados na tela para a conclusão.

Posso fazer o backup das informações corporativas usando o Navita EMM?

O Navita EMM fará backup das configurações e políticas aplicadas.

Os dados corporativos armazenados ou acessados pelos aplicativos são gerenciados pelo mesmo, ou seja, se um aplicativo como o Google Drive ou o Gmail for gerenciado, ao ativar um usuário em um outro aparelho após apagar os dados do dispositivo anterior, as configurações e políticas serão mantidas, como impedir o salvamento local dos dados ou não permitir que o aplicativo ative a câmera.

Já os arquivos e informação contidos nele dependem de como foi configurada a regra no Google Drive ou Gmail pelo administrador destes aplicativos para uso na empresa, independentemente de seu uso em computadores ou smartphones.

Por que é importante ter uma loja de aplicativos corporativa?

Uma loja de aplicativos corporativos é bastante útil para a administração de aplicativos e se assemelha bastante a lojas de aplicativos dos respectivos sistemas operacionais, fornecendo um local centralizado para aplicativos aprovados de TI.

Esses aplicativos podem ser aplicativos de terceiros, disponíveis em outras lojas de aplicativos, como a loja de aplicativos da Apple ou a loja do Google Play, ou aqueles que foram desenvolvidos internamente pela empresa para algum uso especifico.

Quando a loja de aplicativos da empresa está em um dispositivo registrado, o usuário pode não apenas descobrir aplicativos com facilidade, mas também pode ser notificado sobre os aplicativos recomendados com base em suas funções e funções na organização.

Outra grande vantagem é a empresa ter o controle de quais aplicativos estão instalados, suas versões e configurações.

O que é time fencing ou controle de uso por horário?

Time Fencing significa exatamente controle de uso por horário; ou seja, é uma configuração do Navita EMM para disponibilizar aplicativos corporativos em determinados horários como, por exemplo, das entre 9h e 18h dos dias comerciais.

Quando for 9h, os aplicativos corporativos serão disponibilizados nos celulares da empresa ou mesmo em celulares pessoais que estejam sob gerenciamento do Navita EMM e serão removidos quando for 18h.

O período e os dias que são configurados pelo administrador de forma fácil e visual.

Essa é uma funcionalidade que reduz muito o risco de processos trabalhistas porque o funcionário não poderá alegar que trabalhou 24h por ter aplicativos instalados no dispositivo móvel.

É possível restringir website que os funcionários da minha empresa acessam em seus celulares?

Sim.

Com o Navita EMM é possível configurar o navegador Google Chrome (no perfil de trabalho ou quando instalado em um dispositivo dedicado) para absorver a configuração do proxy da empresa.

Também é possível mesmo declarar uma lista de urls permitidas ou proibidas, controlando assim quais sites os colaboradores podem ou não podem acessar.

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